É POSSÍVEL VIVER DE MÚSICA NO BRASIL HOJE??

15/07/2013 18:22

Queridos amigos, 


há tempos estou pra escrever carinhosamente a vocês, quem sabe uma "cartinha" para mim mesma...
 
Dou aula de canto na Orquestra da Grota, lugar onde cheguei por causa da minha filha e seu violino...ela não quis se dedicar mais, mas fiquei eu, estudando hora violino, hora piano, hora violão. Sempre me exigindo um pouco mais de tempo, até que abandonei os ensaios com a orquestra D, porque , sem estudar eu só poderia estar na Orquestra Z, se ela existisse...e, segundo a minha filha, olhe lá!
 
Assim é a música, amante exigente, gulosa, quer todo o tempo, e a gente dá, apaixonadamente. Dei até onde não pude mais ser assim tão fiel. Um dia fui chorar numa sala, e pensei que essa vida, de me doar inteira,  não poderia mais  continuar.
 
Alguns de vocês tem recebido emails relativos a outra atividade que estou exercendo também, a princípio com culpa, achando que meu mundo musical tinha terminado, mas me vi no meio do mundo, depois de passar tantos anos "quanto mais dentro de casa e da música melhor", e me vejo numa relação mais bonita, onde dessa amante gulosa não espero mais que prazer, pra ela vou dar parte de  meu tempo e o que mais ela precisar: a música.
 
Segue um vídeo da Orquestra da Grota, porque quero que saibam que esse trabalho que hoje tem 4 Orquestras (esta é a A), que atende a 500 pessoas de comunidades especialmente, cuja sede é um lugar de onde a gente não tem vontade de sair e onde passo sábados deliciosos, ensinando ou aprendendo, mas fatalmente sem nada além de música, traz resultados importantes.
 
Marcada que fiquei por uma entrevista do André Midani, sobre Orquestras no Brasil, afirmo: acredito muito nelas, fazem a diferença, e podem ser execuções maravilhosas, apesar da música erudita e dos instrumentos usuais de uma Orquestra, não serem absorvidos por "osmose", como nos países europeus, em execuções constantes e diárias. Esses músicos que vocês podem ouvir aqui, nos dois vídeos, são como os antigos, que "ouviam"  a partitura, em vez de se basear na audição, como se faz hoje. 
 
Meu amigo Misael Da Hora jurou que havia melodyne no primeiro vídeo, não tem.
 
Ouça, curtam, e apoiem todos os projetos que puderem, e conheçam o trabalho da ORQUESTRA DA GROTA, do Márcio Selles e Lenora Mendes, de amor, paciência e afinação!!  Eles estão ajudando a construir um país onde será possível a muitos, novamente, viver de arte, viver de música mesmo que seja tão inserida num mercado mais rico que assim não possa ser chamada, mas , vá lá, é preciso n´veis e níveis de muitos para chegarmos aos expoentes que executam os nosso desejos mais profundos, de quase perfeição.
 
A propósito, estarei no Teatro Municipal de Niterói em setembro, cantando com Misael da Hora ao piano, Chico Buarque. Em agosto estaremos no New York City Center, na Barra da Tijuca.
 
beijoss